Cosmovisão

O que é cosmovisão?  Tem que ter um telescópio pra esta visão?  Tem a ver com astrologia?  Não, minha gente.  Simplesmente significa a forma em que a gente vê o mundo, ou seja, a nossa perspectiva.  A nossa cosmovisão é a base de onde nós tomamos as nossas decisões ou desenvolvemos as nossas atitudes e prioridades.  São, de uma certa forma, os nossos preconceitos a respeito do mundo em geral e os seus habitantes em particular.  A nossa cosmovisão influencia todos os aspectos das nossas vidas, e consequentemente as vidas das pessoas com quem entramos em contato.  A nossa cosmovisão informa o nosso ser.  É por causa disso que a nossa cosmovisão é de vital importância. 

Na vida cristã devemos desenvolver uma cosmovisão bíblica.  Em outras palavras, devemos ver o mundo da forma que Deus o vê. Devemos nos preocupar com as coisas que preocupam o Senhor.  As prioridades divinas devem se tornar as nossas prioridades; a vontade divina se tornar a nossa. 

Eu gostaria de oferecer para o seu consumo intelectual um exemplo bíblico e um exemplo da nossa realidade de hoje para que possamos diferenciar e compreender o conceito da cosmovisão.  Em Mateus 16:13-19, Jesus pergunta aos discípulos quem o povo diz que ele é.  Após as respostas Jesus pergunta quem os discípulos dizem que Ele é.  Quando Pedro responda que Ele é o Messias, Jesus afirma Pedro com as seguintes palavras: “Simão, filho de João, você é feliz porque esta verdade não foi revelada a você por nenhum ser humano, mas veio diretamente do meu Pai, que está no céu.”  Naquele momento, Pedro teve uma cosmovisão bíblica.  Ele viu o mundo com os olhos de Deus.  A verdade do Messias foi revelada por Deus através de uma postura que Pedro adotou.  Logo após, no versículo 22 do mesmo capítulo, Pedro repreende o próprio Messias por sugerir que seria morto em Jerusalem.  Jesus responde fortemente, dizendo, “Saia da minha frente, Satanás!  Você é como uma pedra no meu caminho para fazer com que eu tropece, pois está pensando como um ser humano pensa e não como Deus pensa.”  Perceberam a rapidez com que Pedro voltou a ter uma cosmovisão humana?  Num momento enxergava com olhos divinos e noutro com olhos humanos.

Um exemplo mais prático e pessoal seria a forma em que a gente vê um mendigo na rua.  Uma pessoa com uma cosmovisão humana normalmente culparia a própria pessoa, adivinhando que ele é usuário de drogas ou um bêbado, ou malandro, traficante, criminoso, etc. Tudo para justificar a não ajudar esta pessoa.  Uma pessoa com uma cosmovisão bíblica, ou divina, enxergaria uma ovelha aflita e desamparada, alguem a ser amado e não desprezado ou julgado.  A forma que Deus vê esta pessoa é a mesma forma que nós devemos o ver.  A pergunta é “Qual tipo de cosmovisão você tem?
]
Este e outros assuntos importantes serão tratados nos dias 5 e 6 de outubro de 2012, quando a missão sul americana realizará a nossa primeira conferência de missões.  Procure mias informação sobre este evento neste blog e faça logo a sua inscrição.
Deus abençoe,
Craig

Anúncios
Categorias: Uncategorized | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: